Grupos Psicoterapêuticos

A psicoterapia Grupal é uma modalidade da psicoterapia que permite que um grupo reduzido, fechado e homogéneo de pessoas (que têm em comum uma mesma condição), possa beneficiar de processos de identificação, pela partilha de particularidades e intimidades, pela disponibilização de apoio ao semelhante, pelo desenvolvimento de um objetivo comum, e pela resolução das dificuldades e dos desafios que se assemelham.

Ao mesmo tempo, este tipo de psicoterapia reduz o isolamento social e possível estigma, associado à condição em que a pessoa se encontra.

A psicoterapia de grupo permite ainda a otimização de fatores terapêuticos, tais como a universalidade, altruísmo, a instilação de esperança e o apoio mútuo, o que reforça o pressuposto de que cada membro do grupo é agente de sua própria mudança.

Os elementos integrantes destes grupos são analisados segundo critérios de inclusão e exclusão com o objetivo de se obter uma amostra homogénea. Esta análise é realizada por psicólogos clínicos formados e especializados na área de cada grupo.

Psicoterapia de Grupo Apoio ao Luto

A Psicoterapia de Grupo destinada ao apoio ao luto surge como resposta à necessidade crescente da instituição providenciar apoio a todos os sócios e familiares que experienciam uma perda, seja ela consequente do Acidente Vascular cerebral ou não.

Psicoterapia de Grupo para Sobreviventes de AVC

A Psicoterapia de Grupo para sobreviventes de AVC destina-se a todos as pessoas que tenham sofrido AVC e do qual tenham decorrido sequelas físicas, cognitivas e psicológicas.

Psicoterapia de Grupo para Cuidadores de Sobreviventes de AVC

A Psicoterapia de Grupo para Cuidadores de Sobreviventes de AVC destina-se a todos os cuidadores de sobreviventes de AVC com qualquer nível de dependência e de exigência de cuidados.