Boccia

O BOCCIA é uma modalidade que descende de um jogo da antiga Grécia, e que progrediu no Império Romano, dando origem a uma vasta gama de jogos dos quais se destacam a Petanca e o Bowling.

É uma modalidade de cariz universal, introduzida em Portugal em 1983, durante um curso organizado pela APPAC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral) e foi reconhecida como Modalidade Paralímpica em 1984. É destinada a praticantes desportivos com paralisia cerebral e/ou outras disfunções neurológicas com origem no sistema nervoso central. Nos últimos anos tem sido incrementado com sucesso em outros grupos alvo como idosos e crianças sem deficiência.

O Jogo

BOCCIA é um jogo misto, sem limite de idades e que pode ser disputado de forma individual ou por equipa. É praticado num espaço interior, num campo de 12.5m de comprimento e 6m de largura. São utilizadas bolas de couro: seis azuis, seis vermelhas e uma branca chamada “jack” ou bola alvo. Estas podem ser jogadas com as mãos, com os pés ou instrumentos de auxilio (calhas) para atletas com comprometimento nos membros superiores e inferiores.

O objetivo do jogo é lançar as bolas de cor o mais próximo do “jack”.

No inicio da partida o árbitro sorteia, através da moeda ao ar, a escolha da cor das bolas com que cada equipa vai competir. O lado que escolhe as bolas vermelhas inicia a disputa, joga a bola branca e uma vermelha e de seguida o jogador da outra equipa lança a sua bola, neste caso a azul. A partir daqui joga sempre a equipa que tiver as suas bolas de cor mais afastadas do “jack”.

Cada jogo é constituído por quatro parciais, nos jogos individuais ou a pares, e seis parciais nos jogos de equipa. Os pontos contam-se no fim de cada parcial, sendo atribuído um ponto por cada bola que esteja mais próxima da bola branca, até ser encontrada.

Equipa de BOCCIA da Associação Nacional AVC

A equipa de BOCCIA da Associação Nacional AVC é constituída por sócios da instituição, sobreviventes de Acidente Vascular Cerebral.

Desde o ano 2010 que a equipa participa no Campeonato de Boccia Sénior de Barcelos, organizado pelo projeto Barcelos Saudável, que tem conseguido ano após ano boas posições na tabela classificativa, resultado da entrega e empenho da equipa na disputa desta modalidade.