Barcelos dispõe de uma resposta dirigida a cuidadores informais de pessoas com demência e a cuidadores informais de sobreviventes de AVC – Projeto ProCuidador

07 Junho 2021
O Município de Barcelos na qualidade de entidade promotora e ISJD/ Casa de Saúde S. João de Deus e a Associação Nacional AVC na qualidade de entidades executoras, promovem uma resposta dirigida a cuidadores informais de pessoas com demência e a cuidadores informais de sobreviventes de AVC – o ProCuidador.

Do projeto constituem-se, também, como parceiros institucionais, o ACES Cávado III Barcelos/ Esposende e a Escola Superior de Enfermagem do Porto.

O projeto ProCuidador tem como objetivo a promoção da capacitação para a prestação de cuidados, ao alívio da sobrecarga emocional e física e alargamento da rede de suporte social, através das seguintes atividades:
• Orientação Psicossocial
• Acompanhamento psicológico individual
• Formação de cuidadores informais
• Grupos psicoterapêuticos/psicoeducativos
• Formação de co-cuidadores voluntários
• Bolsa de co-cuidadores (em aplicativo móvel)

A participação de cuidadores informais é livre e gratuita.

Se é cuidador e/ou familiar, pode inscrever-se ou obter informação mais especifica através dos endereços: procuidador.barcelos@isjd.pt  ou  procuidador@anavc.pt , ou ainda contactando diretamente a Casa de Saúde S. João de Deus, através do 253 808 210 (361) ou a Associação Nacional AVC, através do 253 812 547, entre as 9 e as 17 horas.