05/05/2009
Grupo de auto-ajuda aos prestadores de cuidados.

Tipo de Grupo: Constituido para fazer face a momentos de crise pessoal devido a tarefas árduas de ajuda ao outro; Está direccionado para o Crescimento pessoal e bem-estar; Tem carácter informativo destinado à melhoria das formas de cuidar do outro; fornece suporte por um período de tempo ilimitado. Permite uma avaliação a vários níveis: Estados de tensão; Sentimentos de culpa; Acesso à informação; Gestão de conflitos; Qualidade de vida; Relacionar a participação do grupo com a auto-estima. O grupo é moderado por equipa técnica: Assistente Social, Psicólogo; Enfermeiro, Técnica de motricidade Humana. (...) a vida no que tem de melhor, é um processo que flui, que se altera e onde nada está fixado (...)Carl Rogers A partir de Fevereiro de 2009 reune mensalmente na sede da Associação AVC um Grupo de Auto-ajuda aos Prestadores de Cuidados "A Hora da Liberdade". O Grupo reune tendo em conta os seguintes objectivos: Partilhar sentimentos, ideias, opiniões e experiências;Enfatizar interacções sociais face a face; Promover a auto estima, autoconfiança e estabilidade emocional; Fomentar a intercomunicação; Estabelecer relações de suporte positivas; Criar um espaço de convívio para reduzir o sentimento de isolamento. O Grupo é orientado por um conjunto de princípios e valores que assentam: No respeito pela diversidade das pessoas; No respeito pelas capacidades individuais e da comunidade; Na valorização das diferenças com a finalidade de criar uma rede de suporte floexível e heterogénea; Na identificação de problemas comuns.