Avaliação Inicial Familiar

Avaliação a ser realizada com os familiares e/ou cuidadores, conduzida pelo psicólogo da Associação no domicilio da família ou no consultório da Associação AVC.

Objectivos
  • Realizar um levantamento das necessidades da família;
  • Avaliar a condição emocional da família e mecanismos de coping perante a situação actual;
  • Avaliar o nível de conhecimento da condição do paciente;
  • Fazer um levantamento do histórico de vida do paciente e possíveis antecedentes prévios sugestivos de transtorno psiquiátrico;
  • Identificar o impacto funcional na perspectiva do familiar.

Frequência e duração: 1 a 2 sessões de 50 minutos

Critérios de elegibilidade: familiares de todos os pacientes admitidos no programa, os quais serão contactados pela equipa da Associação.

A partir de então pode-se detectar a necessidade de assistência psicológica à família e/ou necessidade de orientação neuropsicológica à família a respeito da condição do paciente. Caso, não seja necessária nenhuma destas duas intervenções, seguiremos em observação familiar.

Avaliação Inicial do Paciente

Avaliação a ser realizada com o paciente, conduzida pelo psicólogo da Associação no domicilio da família ou no consultório da Associação AVC.

Objectivos
  • Realizar exame psíquico;
  • Avaliar estado emocional;
  • Explorar o conhecimento do paciente sobre o seu diagnóstico e tratamento;
  • Explorar nível de expectativa em relação ao tratamento;
  • Identificar mecanismos de coping;
  • Avaliar brevemente as funções mentais superiores;
  • Rastrear défices cognitivos;
  • Facultar orientações iniciais aos familiares quanto ao estado cognitivo actual do paciente;
  • Estabelecer uma linha de base para a monitorização da evolução do seu estado cognitivo;
  • Estabelecer uma conduta e encaminhamentos necessários (avaliação psiquiátrica, por exemplo).

Instrumentos

• Entrevista semi-estruturada com paciente com o objectivo de levantar histórico de vida, antecedentes prévios sugestivos de transtorno psiquiátrico em paciente;
  • MMSE (Mini Mental Test Exam);
  • Escalas para Avaliação da Depressão e Ansiedade;
  • Check list Neuropsicologia e Screening Cognitivo;

Critérios de elegibilidade: Todos os pacientes admitidos no programa, os quais serão contactados pelo equipa da Associação.

Das 08h30 às 18h00
Das 09h00 às 12h00