O teste de deglutição é um dos primeiros testes de avaliação hospitalar. Inicialmente isto envolve conferir se a pessoa consegue engolir um bocadinho de água sem tossir ou se engasgar.

Se a pessoa tiver dificuldades em engolir, ela terá de ser avaliada por um terapeuta da fala, que irá encontrar uma solução para o problema e um tipo de dieta que seja fácil para a pessoa poder engolir. Algumas pessoas necessitam de comida passada e de bebidas espessadas. Um nutricionista irá confirmar se a dieta tem todos os nutrientes necessários.

Quer a pessoa que sofreu um AVC se alimente por ela própria ou com a ajuda de alguém, ela terá de aprender como se sentar correctamente e a ter métodos de alimentação próprios para evitar que a comida e os líquidos entrem pela traqueia (chama-se a isto, aspiração)

Em casos severos, se a pessoa não conseguir alimentar-se pela boca, poderão ser usadas técnicas especiais de alimentação. A alimentação nasogástrica caracteriza-se pela passagem de um tubo pelo nariz para baixo da garganta para levar os alimentos ao estômago. A gastrostomia endoscópica percutânea (GEP) é um tubo de alimentação que vai directamente para o estômago através da parede l.

Dicas para uma deglutição segura

  • Faça as refeições sossegadamente e relaxadas - não apresse.

  • Faça refeições pequenas e frequentes.

  • Tome uma colher de cada vez e confirme que tenha engolido a anterior antes de passar para outra.

  • Não misture a comida com a bebida na boca ao mesmo tempo.

  • Não tente falar enquanto come.

  • Sente-se direito por meia hora depois de cada refeição.


Recuperação e Reabilitação
Fisioterapia
Terapia Ocupacional
Terapia da Fala
Deglutição
Visão
Usar a Casa de Banho
Mudanças Psicológicas
Ajudar na Reabilitação
Suporte em casa
Reabilitação na comunidade
253 812 547
Segunda a Sexta
Das 08h30 às 18h00
Sábado
Das 09h00 às 12h00