Um AVC pode causar fraqueza ou paralisia de um lado do corpo e problemas de equilíbrio ou coordenação. A fisioterapia ajuda a recuperar mobilidade e controlo muscular o mais possível.



A fisioterapia começa logo após o AVC, em casa ou no hospital. Se a pessoa não se conseguir mover, em primeiro lugar, o terapeuta confirma se a pessoa está correctamente posicionada na sua cama e muda a sua posição regularmente para impedir que os músculos e as articulações fiquem rígidas.

Se a pessoa que sofreu o AVC tem dificuldades de movimento e equilíbrio, o fisioterapeuta irá trabalhara pessoa de forma a que recupere o maior equilíbrio e movimentos possíveis. Quando estiverem preparados, poderão passar a conseguir estarem de pé com a ajuda de algum equipamento ou de alguém para se movimentarem com segurança.

O tratamento para membros fracos ou paralisados começa com pequenos movimentos guiados e praticando tarefas simples. À medida que a pessoa começa a melhorar e a ter mais força, ser-lhe-à ensinado movimentos mais largos e exercícios mais complicados que irão encorajar ambos os lados do corpo a trabalhar em conjunto. Isto vai ajudar as pessoas a pararem de esforçar o lado do corpo que não foi afectado pelo AVC.



Recuperação e Reabilitação
Fisioterapia
Terapia Ocupacional
Terapia da Fala
Deglutição
Visão
Usar a Casa de Banho
Mudanças Psicológicas
Ajudar na Reabilitação
Suporte em casa
Reabilitação na comunidade
253 812 547
Segunda a Sexta
Das 08h30 às 18h00
Sábado
Das 09h00 às 12h00