Problemas de deglutição afectam cerca de um terço das pessoas após o AVC. Quando uma pessoa não consegue engolir de forma adequada, existe um risco de a comida e os líquidos descerem pela traqueia para os pulmões (chama-se aspiração), o que poderá levar a infecções pulmonares e a pneumonias.

O teste inicial de deglutição é muito simples. É dada à pessoa algumas colheres de chá de água para beber. Se conseguirem engolir sem se engasgarem ou tossirem, é-lhes pedido que bebam metade de um copo de água.

Se tiverem dificuldades a engolir, deverão se encaminhados para um terapeuta da fala, o qual poderá fazer uma avaliação clínica mais cuidada deste problema. Não lhes será permitido beber ou comer sem ajuda e se os problemas de deglutição continuarem por mais alguns dias, terá de se elaborar uma dieta de forma a que se assegure que obtenham toda a nutrição necessária através de comida 'passada' e de bebidas transformadas (espessadas)

A recuperação e a qualidade de vida da pessoa que teve um AVC melhorará se conseguirem alimentarem-se pela boca, mas em casos extremos, métodos de alimentação artificial poderão ser necessários.



Um AVC é uma lesão cerebral
Testes hospitalares
Teste de deglutição
Testes ao coração e artérias sanguineas
Reabilitação
Do hospital para casa
253 812 547
Segunda a Sexta
Das 08h30 às 18h00
Sábado
Das 09h00 às 12h00