Se não se tomarem medidas preventivas, outro AVC pode ocorrer. Mesmo depois de um AVC, não é tarde para mudar o seu estilo de vida e melhorar a sua saúde.

Procure avaliação urgente após um AIT

Um ataque isquêmico transitório, AIT (mini-AVC), é um sinal de alerta de que poderá estar em risco de um acidente vascular cerebral mais grave no futuro. Qualquer suspeita de AIT deve ser tratada como uma emergência, necessitando de avaliação médica urgente.

Se o seu risco de acidente vascular cerebral ainda é considerada como alto após o AIT, deverá ser encaminhado para um especialista e, se possível, receber uma ressonância magnética ou TAC ao cérebro - no prazo de 24 horas. Caso contrário, deve ainda ser visto por um especialista dentro de 7 dias do início dos sintomas.

Não deixe acontecer de novo

Os riscos de AVC aumentam nas pessoas que já tiveram um mini AVC (AIT). Para reduzir os riscos:

  • Siga os conselhos do seu médico para mudar o seu estilo de vida (dieta, peso, tabaco, exercício e álcool);
  • Controle e verifique a sua pressão arterial regularmente;
  • Tome os medicamentos prescritos para prevenir o coágulo do sangue ou baixar o colesterol (continue a medicação nas férias)

Integrar um Grupo de Auto Ajuda e de Apoio é uma boa forma de partilhar experiências e de comunicar com outras pessoas sobre como lidar com o problema, depois do AVC.

Contacte a ASSOCIAÇÃO AVC - Linha de Apoio - 253 812 547

 

Porque é que um AVC acontece
Tabagismo
Beber álcool
Alimentação Saudável
Exercício
Passos para reduzir o risco
O que não pode mudar
Impedir que o AVC se repita
253 812 547
Segunda a Sexta
Das 08h30 às 18h00
Sábado
Das 09h00 às 12h00