Faça mais exercício

Actividades físicas regulares ajudam a baixar a pressão arterial, criam um equilíbrio saudável das gorduras do sangue e melhoram a capacidade do seu corpo para lidar com a insulina. Algumas dicas por onde começar:

Escolha uma actividade da qual goste

Actividades como caminhar, dançar, nadar, andar de bicicleta, jogar ténis ou golfe. O que importa é que faça algo que o(a) ponha aquecido(a) e levemente sem fôlego. Jardinagem e trabalho doméstico também são bons exercícios.

Não se exceda

Procure começar devagar, principalmente se não está acostumado(a) com exercícios físicos. Aumente gradualmente para 30 minutos por dia.

Apenas 30 minutos de actividades cinco dias por semana são suficientes para reduzir os riscos de AVC. Não é necessário fazê-lo de uma só vez – é igualmente eficiente exercitar-se algumas vezes por dia em sessões de 10, 15 ou 20 minutos.

Aquecimento e esfriamento

Para prevenir cãibras e rigidez, comece com um aquecimento de alguns minutos (exercícios leves de alongamento) e diminua gradualmente (novamente com alongamento) no final para que sua batida cardíaca volte ao normal.

Exercite-se com outra pessoa

Fazer exercícios com um(a) amigo(a) torna a actividade mais divertida e ajuda a manter a sua motivação, caso o seu entusiasmo comece a diminuir.

Varie a rotina

Faça diferentes actividades de vez em quando para exercitar diferentes músculos – e mantenha-se alerto(a).

Faça mais actividades de dia

Procure formas de acrescentar mais exercício à sua rotina diária. Por exemplo:

  • Use as escadas e não o elevador;
  • Vá a pé às lojas ao invés de conduzir;
  • Desça do autocarro antes do seu ponto e siga a pé até sua casa.

Se sentir tonturas, dor (principalmente no peito) ou tiver dificuldade para respirar, pare o exercício imediatamente e fale com o seu médico.


 

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