Alimentação saudável é essencial para a saúde do coração e da corrente sanguínea.

Coma frutas e vegetais

Prefira comer frutas frescas, vegetais e frutas secas ao seu gosto. Recomenda-se comer pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia. Uma porção é aproximadamente 80 gramas – por exemplo: uma maça, uma laranja ou um copo de sumo de uva, uma cenoura grande, um punhado de uvas, uma manga ou três colheres de sopa de ervilhas.

Escolha proteínas com pouca gordura

Não coma muita carne vermelha – prefira peixe, aves (sem pele), caça ou alternativas vegetarianas. A maioria das carnes vermelhas tem muita gordura saturada, o que contribui para o engrossamento das paredes das artérias.

Reduza o sal

O sal eleva a pressão sanguínea. Não acrescente sal à comida e evite alimentos processados que contenham muito sal.

Coma mais fibras

Alimentos ricos em fibras ajudam a controlar os níveis de gordura no sangue. Prefira cereais integrais, aveia, arroz integral, massa e pão de farinha integral.

Limite a quantidade de gordura ingerida

É necessário um pouco de gordura na sua dieta, mas muita poderá entupir as artérias e acrescentar problemas de peso. Procure limitar a quantidade usada e prefira óleos de noz, sementes e vegetais à margarina e manteiga.

Mantenha o peso

Estar acima do peso é um factor de risco para pressão arterial alta, doença coronária e diabetes. Estes factores aumentam o risco de AVC. Uma dieta saudável e exercícios regulares ajudarão a controlar o seu peso.


 

Porque é que um AVC acontece
Tabagismo
Beber álcool
Alimentação Saudável
Exercício
Passos para reduzir o risco
O que não pode mudar
Impedir que o AVC se repita
253 812 547
Segunda a Sexta
Das 08h30 às 18h00
Sábado
Das 09h00 às 12h00