Um AVC provoca danos no cérebro afectando o modo como o corpo funciona

Uma vez que o AVC é uma lesão cerebral, os seus efeitos ou sintomas vão depender da parte do cérebro que é afectada.

Cada AVC é diferente e as pessoas que o sofrem são afectadas de diferentes formas. Para alguns, os sintomas são bem leves e duram um curto período de tempo (apenas alguns minutos ou horas, no caso de um acidente isquémico transitório, AIT). Outros AVCs podem causar danos mais graves e duradouros.

Quando acontece um AVC, algumas células do cérebro são danificadas e outras morrem. As células cerebrais mortas não podem começar a trabalhar novamente, mas apenas aquelas que estão fora da área das células mortas é que poderão recuperar à medida que o inchaço causado pelo AVC diminui.

Também é passível que outras partes do cérebro possam aprender a ocupar as áreas que ficaram mortas. A maioria da recuperação acontece nos primeiros meses, mas as pessoas podem continuar a recuperar por mais anos depois do AVC.

Diferentes partes do cérebro controlam diferentes partes do corpo

A metade direita do cérebro controla o lado esquerdo do corpo e vice versa. Sintomas comuns como fraqueza em partes do corpo ou não ser capaz de usar um braço ou uma perna (paralisia) acontecem no lado oposto do corpo de onde se deu o AVC no cérebro.

Na maioria das pessoas, o lado esquerdo do cérebro é responsável pela linguagem (conversar, compreender, ler e escrever), e o lado direito é responsável pelas capacidades perceptivas (fazer-se sentido do que se vê, ouvir e tocar) e das capacidades espaciais (julgar tamanho, velocidade, distância ou posição no espaço).

Os efeitos de um AVC dependerão de:

  • - Da parte do cérebro que foi danificada;

  • - Da gravidade da lesão;

  • - Da sua saúde geral quando o AVC acontece.


Ataque Cerebral
Tipos de AVC
Sintomas Comuns
Acidente Isquémico Transitório
O AVC pode acontecer a qualquer pessoa
Lesões no Cérebro
Problemas comuns

253 812 547
Segunda a Sexta
Das 08h30 às 18h00
Sábado
Das 09h00 às 12h00