Um AVC pode acontecer sem causa aparente, para pessoas de qualquer idade - mas há factores que reconhecidamente aumentam a probabilidade de isso acontecer. Alguns desses factores são coisas que não podem ser alteradas. Outros riscos podem ser reduzidos por mudanças no estilo de vida ou por medicação.

O que não pode ser alterado:

Sexo

Nas pessoas com menos de 75 anos, os homens sofrem mais AVC do que as mulheres.

Idade

Os AVCs são mais comuns nas pessoas com mais de 55 anos e o risco continua a aumentar com o decorrer da idade. As artérias endurecem e ficam incrustadas pela acumulação de colesterol e de outros detritos (aterosclerose) formados ao longo dos anos.

Histórico Familiar

Ter um parente próximo que teve um AVC aumenta o risco, possivelmente porque, condições como alta pressão arterial e diabetes tendem a expandirem-se pelas famílias.

Condições Físicas

Se não forem tratadas, com o tempo estas condições podem danificar as artérias:

  • - Pressão Arterial Alta (hipertensão)
  • - Doenças de coração e batimento cardíaco irregular (fibrilação atrial)
  • - Diabetes

O que poderemos fazer por nós:


Dieta

Uma dieta rica em gorduras faz com que o colesterol se acumule no sangue e estreite as artérias. Demasiado sal pode levar a pressão arterial elevada. Ter peso a mais (obeso) coloca pressão extra sobre o coração.

Álcool em demasia

Beber com muita frequência aumenta a pressão arterial. Beber uma grande quantidade de álcool num curto espaço de tempo pode fazer com que um vaso sanguíneo se rompa.

Exercício

Um estilo de vida inactivo pode contribuir para a obstrução das artérias. Exercício regular ajudar a manter a corrente sanguínea e o coração saudáveis.

Fumar

Fumar causa pressão arterial alta e torna o sangue mais espesso. Os químicos no fumo do tabaco absorvidos pelo corpo, danificando a paredes dos vaso sanguíneos.

Reduza o Risco:

  • - Confira a sua pressão arterial regularmente

  • - Deixe de fumar

  • - Faça exercício regularmente

  • - Evite beber em demasia

  • - Corte no sal e nos alimentos com gorduras

  • - Coma muita fruta e vegetais



Ataque Cerebral
Tipos de AVC
Sintomas Comuns
Acidente Isquémico Transitório
O AVC pode acontecer a qualquer pessoa
Lesões no Cérebro
Problemas comuns
253 812 547
Segunda a Sexta
Das 08h30 às 18h00
Sábado
Das 09h00 às 12h00