Um ataque isquémico transitório (AIT) é frequentemente designado por Mini-AVC e acontece quando o fornecimento de sangue para o cérebro é interrompido por um curto período de tempo. O AIT deve ser tratado como uma emergência. Deve procurar atendimento médico de urgência para avaliação.

Os sintomas são muito semelhantes a um acidente vascular cerebral (tais como a fraqueza de um lado do corpo, perturbações visuais e fala arrastada), contudo são temporários - duram alguns minutos ou horas, e depois desaparecem completamente dentro de 24 horas.

Num AIT, a parte afectada do cérebro fica sem oxigénio apenas alguns minutos. O AIT é um sinal de que uma parte do cérebro não está a  receber sangue suficiente e que há um risco de um acidente vascular cerebral mais grave no futuro.

Na avaliação, na maioria dos casos,  o médico vai iniciar o tratamento imediatamente com uma aspirina diariamente. O médico também irá avaliar o risco presente de contrair um acidente vascular cerebral mais grave:

  • Se o risco é elevado, deverá ser acompanhado por um especialista dentro das 24 horas do início dos sintomas e, se possível, também deverá fazer uma ressonância magnética ao cérebro nessas 24 horas.

  • Se o risco é baixo, deverá ser acompanhado por um especialista dentro de uma semana e deverá fazer uma ressonância magnética ainda nessa semana.

Se o especialista acreditar que o ataque isquémico transitório ou Mini AVC poderá ser provocado pelo bloqueio de uma artéria na parte da frente do pescoço, deverá fazer um scan das artérias carótidas no prazo de uma semana desde o início dos sintomas.

Se o bloqueio passa a ser significativo, então poderá ter de fazer uma operação à carótida dentro de duas semanas desde o AIT, se for seguro e adequado à sua saúde.



Ataque Cerebral
Tipos de AVC
Sintomas Comuns
Acidente Isquémico Transitório
O AVC pode acontecer a qualquer pessoa
Lesões no Cérebro
Problemas comuns
253 812 547
Segunda a Sexta
Das 08h30 às 18h00
Sábado
Das 09h00 às 12h00